Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2014

Receita de Bolo de nozes e frutas

Receita de Bolo de nozes e frutas
Nozes, canela e frutas secas são ingredientes que combinam com as festas natalinas. A receita de Bolo de nozes e frutas é super fácil de fazer e vai deixar qualquer panetone no chinelo!

INGREDIENTES- 6 ovos - 5 colheres de sopa – medida de farinha de rosca - 300 g de nozes moídas - 1 -1/3 xícara de açúcar - 1/2 colher de chá de sal - 1 colher de chá de essência de baunilha ou amêndoas - 1/2 colher de chá de fermento em pó - 300/400 grs. de frutas secas picadas (tâmaras, damascos, bananas-passas, passas, laranjas cristalizadas) embebidas em 1/4 de xícara de rum. - 1/2 xícara de farinha de trigo c/ 1 colher de chá de canela em pó para envolver as frutas. - Fondant comprado pronto - Água para dissolver

Modo de preparo da receita: Bolo de nozes e frutas

Na tigela da batedeira, coloque os ovos, açúcar e o sal. Bata até ficar claro e fofo (mínimo 5 minutos). Acrescente a baunilha, a farinha de rosca e bata na menor velocidade para ir misturndo.  Aos poucos acrescente as nozes moídas e o fermento em pó. Bata mais um pouco em velocidade mínima. Não bata demais.

À parte, depois que as frutas tiverem absorvido o rum, coloque a farinha e a canela para que elas se não grudem ao entrar na massa do bolo.Misture. Acrescente-as à massa.

Leve ao forno pré-aquecido em 180°º em duas formas de Bolo Inglês, untadas e forradas (somente no fundo) com papel-manteiga. Depois, unte o fundo e enfarinhe.

Asse por cerca de 50 minutos. Varia conforme o tamanho da forma. Está pronto quando enfiar um palito e sair limpo.

Desenforme, e decore com fondant (comprado pronto, em lojas de artigos para confeitaria) derretido e frutas cristalizadas.

do fondant:

Numa tigela, coloque um pouco do fondant, e poucas colheres de sopa de água, para dissolver. Leve ao microondas em potência média só até dissolver (cerca de 20 segundos) Não deixe ferver. Aplique.

Na falta do fondant, faça uma calda espessa com açúcar de confeiteiro, algumas colheres de sopa de água e gotas de limão. Espalhe sobre o bolo e decore.

Mas não ficará tão branco .

Dica: sem o fondant o bolo pode ser congelado por até 4 meses

Fonte: Helena Gasparetto
http://receitasdemais.com.br/receitas/receita-de-bolo-de-nozes-e-frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário